Gingko biloba: a árvore que sobreviveu aos dinossauros. Vou ensinar-vos tudo sobre uma das árvores mais antigas do mundo. Esta árvore é tão antiga que é comumente referida como “o fóssil vivo”. Neste artigo, vamos analisar a história desta espécie de árvore, as especificidades dela, bem como os benefícios holísticos do ginkgo biloba. Vamos começar com o básico!
Qual é Ginkgo Biloba?
Gingko biloba, comumente chamado de ginkgo ou árvore de cabelo de donzela, é uma espécie de árvore que ocorre naturalmente. Esta árvore muito especial é nativa da China. Mas o que o torna tão especial? Uma das razões é que é extremamente antiga. A árvore ginkgo biloba é a última espécie viva da ordem Ginkgoales. Esta família de árvores apareceu pela primeira vez há mais de 290 milhões de anos! Ginkgo é literalmente mais velho do que os dinossauros.
O glorioso ginkgo biloba muitas vezes atinge alturas de 20-35 metros! Estas árvores são muito grandes e grandiosas. Tem uma coroa angular e longos ramos erráticos. As suas raízes são profundas, o que lhes permite estabelecer uma resistência a potenciais danos causados pela neve e pelo vento. As árvores de ginkgo mais jovens são muitas vezes altas, esbeltas e escassamente ramificadas. A sua copa torna-se mais ampla à medida que a árvore envelhece e amadurece.
Estas árvores têm excelente proteção contra doenças com madeira resistente a insetos e a capacidade de formar raízes aéreas, que são raízes que crescem acima da superfície da Terra. Não só estas árvores são antigas, mas também podem viver por milhares de anos. Encontramos alguns espécimes com mais de 3.000 anos! Após milhões de anos de evolução, estas árvores são extremamente duráveis, permitindo-lhes experimentar uma vida útil tão longa.
Embora essas criaturas extravagantes carreguem um longo legado com elas, elas também abrigam um exército de benefícios que os humanos têm a sorte de colher. Gingko biloba tem sido usado há séculos na medicina tradicional chinesa como um método de cura holística.
Vamos analisar alguns benefícios comuns do ginkgo biloba.
Benefícios do gingko biloba
Esta árvore antiga e sagrada tem abençoado inúmeros seres humanos ao longo da história com suas propriedades curativas. Folhas inteiras eram tipicamente usadas na medicina chinesa, no entanto, no uso moderno, ginkgo biloba é mais comumente aplicado usando extratos das folhas.
Muitos indivíduos no ocidente suplemento extrato de ginkgo para colher seus benefícios. Vamos dar uma olhada em alguns benefícios específicos que você poderia experimentar se você suplementar extratos de ginkgo biloba.
Antioxidantes
A abundância de antioxidantes no ginkgo pode estar por trás de um punhado de seus benefícios para a saúde. Ginkgo hospeda altos níveis de terpenóides e flavonoides, dois compostos bem conhecidos por seus fortes efeitos antioxidantes, que podem neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres.
Combater os radicais livres pode diminuir as chances de desenvolvimento de doenças e a taxa de envelhecimento. Isto faz do ginkgo um suplemento de longevidade excecional para a sua pilha!
Inflamação
A inflamação no corpo é uma resposta natural à invasão por uma substância estranha e/ou lesão. Quando o nosso corpo responde com inflamação, vários componentes do sistema imunitário são recrutados para combater o invasor estrangeiro e/ou para curar a região lesada.
Infelizmente, algumas doenças crônicas desencadeiam uma reação inflamatória mesmo quando não há perigo no corpo, por exemplo, doença ou lesão. Ao longo do tempo, a inflamação excessiva causa danos permanentes ao DNA e aos tecidos do corpo. Graças a muitos anos de pesquisa, podemos ver que extratos de ginkgo podem reduzir marcadores de inflamação em células animais e humanas durante uma variedade de estados de doença.
Função cerebral e bem-estar
Há muita especulação girando em torno do ginkgo e como ele afeta a função cerebral. No entanto, os estudos que temos até agora têm sido limitados. Apesar da falta de pesquisa nesta região, inúmeros indivíduos em todo o mundo afirmam notar um aumento significativo não só na sua função cerebral, mas também no seu bem-estar.
Na maioria das vezes, os dois estão intimamente ligados. Um punhado de estudos com extratos de ginkgo apoiam a ideia de que pode aumentar o desempenho mental e bem-estar percebido em indivíduos saudáveis. Mais especificamente, algumas áreas ginkgo parece afetar positivamente são memória melhorada, foco, capacidade de atenção e humor. Enquanto muitos relatam ginkgo como uma ferramenta eficaz para melhorar a clareza mental e capacidade, mais pesquisa é necessária.
Reduzir a ansiedade
Algumas pesquisas indicam que o uso de extratos de ginkgo poderia reduzir os sintomas comuns de ansiedade. Alguns estudos em animais observaram sintomas de ansiedade sendo reduzidos, o que pode ser atribuído aos altos níveis de antioxidantes encontrados no ginkgo. Em um estudo particular, 170 seres humanos com ansiedade pré-existente foram tratados com extratos de ginkgo.
Os doentes receberam entre 240 mg e 480 mg de ginkgo ou placebo. Foi notificada uma redução 45% superior nos sintomas no grupo tratado com a dose mais elevada de ginkgo em comparação com o placebo. Mais uma vez, ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas dos estudos atuais, pois mais dados são necessários para fazer tais afirmações.
Dores de cabeça e enxaquecas
A aplicação de ginkgo para dores de cabeça, e até mesmo enxaquecas, é um tratamento padrão na medicina tradicional chinesa. Apesar de seu uso popular para dores de cabeça, há muito pouca pesquisa até agora. No entanto, dependendo da causa raiz da dor de cabeça, é provável que ajude. Como exemplo, o ginkgo é bem conhecido pelos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes [see above].
Se você está lutando com uma enxaqueca ou dor de cabeça que é causada por estresse excessivo, então extratos de ginkgo biloba provavelmente ajudará a aliviar o seu desconforto. Além disso, se a sua dor de cabeça está relacionada com a redução do fluxo sanguíneo, então a capacidade do gingko para dilatar os vasos sanguíneos também pode diminuir os seus sintomas.
Quanto gingko biloba devo tomar?
Por favor, tenha em mente que exceder a sua dose diária pode causar sintomas indesejados, como náuseas, diarreia, tonturas e muito mais. Mantenha a dose recomendada (120-240mg) e tente dividir sua ingestão total em 2-3 doses, suplementando-o ao longo do dia. Isto pode ajudar a evitar a ocorrência de sintomas negativos.
Ter uma reação alérgica também é uma possibilidade. A dose máxima é de 480mg em um período de 24 horas. No entanto, uma dose tão alta nem sempre é recomendada. Comece com 120mg, veja o que acontece e trabalhe o seu caminho para cima, se necessário. Como sempre, recomendamos falar com um profissional de saúde antes de introduzir quaisquer novos suplementos em sua vida. Evite usar extratos de ginkgo se estiver grávida ou amamentando.
Considerações finais
Embora haja mais pesquisas necessárias para obter conhecimento concreto de como o ginkgo funciona com o design humano, sabemos que ele tem sido usado em humanos por muitos e muitos anos como um tratamento bem-sucedido para uma ampla variedade de complicações.
Felizmente, há pouco risco envolvido com a toma deste suplemento. Dito isto, você provavelmente não vai fazer muito mal a si mesmo, suplementando-o se você se ater às recomendações de dosagem declaradas acima.
Só porque não há uma tonelada de pesquisa apoiando um suplemento / tratamento não significa que ele deve simplesmente ser descartado. A investigação só ocorre onde há financiamento e o financiamento só ocorre onde há algum tipo de ganho para o financiador.
Como sempre, faça a sua própria pesquisa, ouça a sua mente/corpo e tenha a mente aberta!