Todo mundo ama esta época do ano porque significa descansar, comer comida, beber bebida e estar com aqueles que você ama. Dezembro é a época mais festiva e tradicional do ano em muitas culturas. Mas de onde vieram essas tradições? Como surgiram?
Neste artigo, vou analisar a história de um homem comumente chamado de Papai Noel e as origens de sua história. Tal como acontece com grande parte da história, Há uma reviravolta psicodélica.
Quem foi o Papai Noel?
Se você já foi uma criança no mundo ocidental, seus pais provavelmente lhe alimentaram a emocionante história de um homem misterioso chamado
Papai Noel
. Ele é descrito por suas clássicas bochechas vermelhas alegres e longa barba branca. Ele ostenta um casaco vermelho com gola e punhos de pele branca, calças vermelhas com algemas de pele branca, um chapéu vermelho com pele branca e um combo de cinto/bota de couro preto combinando. Papai Noel é tipicamente retratado carregando um grande saco cheio de presentes para crianças.
Sua história moderna é que ele vive no Polo Norte em sua fábrica de brinquedos junto com sua esposa (Sra. Clause), suas 8 renas e inúmeros elfos trabalhadores que se especializam na fabricação de brinquedos. Durante todo o ano, os elfos trabalham ininterruptamente para se preparar para o Natal, fazendo presentes para todas as crianças da Terra. No dia 24 de dezembro, véspera do Natal, o Papai Noel sai com suas renas mágicas em seu trenó e entrega presentes a todas as crianças do mundo para que elas possam acordar com presentes debaixo da árvore na manhã de Natal. No entanto, até o Pai Natal tem as suas condições. Todas as crianças estão na Nice List ou na Naughty List. Se você é um bom garoto, você vai fazer isso na lista de Nice. Se você estiver mal naquele ano, receberá nada mais do que um amontoado de carvão em sua estocagem.
A história do Papai Noel é contada todos os anos em muitas casas, sem dúvida. Mas
Como
e
quando
começou este conto?
De onde vêm as nossas tradições de férias?
As tradições gerais de Natal acontecem há
milhares de pessoas
anos. Embora muitos acreditem que a maioria dessas tradições vem do cristianismo, as tradições de Natal podem ser rastreadas até os tempos pré-cristãos e carregam raízes profundas na mitologia nórdica e no paganismo. Muito antes do desenvolvimento do cristianismo, todos os anos, em meados de dezembro, sempre foi um momento de celebração para muitas culturas. Estas celebrações incluem música, dança e encontros.
Como a história nos diz, a vida dos primeiros humanos era ditada por ciclos sazonais e horários de colheita. Há muitos anos, estávamos muito mais em contacto e em sincronia com os ciclos da natureza. Antes da tecnologia moderna, como sistemas de aquecimento e eletricidade, o inverno era frio, escuro e simplesmente Brutal. Infelizmente, muitos seres humanos morreram durante a estação escura e fria do inverno, tornando-se uma época extremamente difícil do ano. Devido à triste realidade dos rigorosos meses de inverno, era necessária uma celebração para manter os espíritos vivos!
A colheita anual para a maioria das comunidades teria sido trazida durante o outono e o gado teria sido abatido para não ter que ser alimentado e mantido vivo durante o inverno. Era difícil o suficiente para manter você e sua família vivos durante o inverno, não importa sua agricultura. Todo o ano foi passado a preparar-se para o inverno. Moreso, a maioria da cerveja e do vinho estaria totalmente fermentada e pronta para beber por volta do final de dezembro. O que significa tudo isto? Uma abundância de bebida/comida e um motivo para celebrar, o que pode ser a explicação para as grandes reuniões e banquetes durante o inverno que ainda participamos durante este dia e idade.
Portanto, estas tradições particulares datam mais do tempo do que o cristianismo como um todo. E o Papai Noel? Ele era um mito cristão como muitos diriam que ele era? Vejamos a seguir.
A breve história de São Nicolau
Se você procurar as origens do Papai Noel, provavelmente encontrará muitos blogs sobre como ele apareceu pela primeira vez no cristianismo e originalmente atendia pelo nome de
São Nicolau
. Esta entidade surgiu por volta de 280 AC e foi um bispo grego do século 4 / doador de presentes para a comunidade cristã na antiga cidade de Myra.
São Nicolau foi criado numa família rica, mas infelizmente perdeu os dois pais quando estava a entrar na idade adulta. Como qualquer santo, ele usou sua herança para ajudar os menos afortunados. Ele ajudou especificamente os doentes e os pobres no início. No entanto, esta história toma um rumo inesperado. Ele é conhecido por ajudar o pobre pai de três filhas que foram consideradas incapazes de se casar e, portanto, não podiam sustentar suas finanças. Ele tentou salvá-las de uma vida de prostituição, que era o resultado mais comum para mulheres solteiras no século 4. Ele jogou 3 sacos de ouro na chaminé de seu pai em uma noite tardia de dezembro, tornando-o o Santo das prostitutas! Uma história estranha, de fato.
Há muitas histórias únicas de um homem que proíbe presentes aos menos afortunados em muitas culturas e religiões. Mas e se formos um pouco mais para trás? Fazer isso irá levá-lo para a toca do coelho do enredo entrelaçado de Xamanismo e Papai Noel.
O Pai Natal era um cogumelo mágico?
O Papai Noel moderno tem muitas semelhanças com os antigos xamãs siberianos. Sim, leia bem! Eu sei que parece loucura, mas você tem que me ouvir. Um estudo molecular recente propôs que o famoso
Amanita Muscaria
(cogumelo psicoativo) teve origens ancestrais na região de Beringain siberiano, há cerca de 65 milhões de anos, durante o período Terciário, antes de chegar à Ásia, Europa e América do Norte.
De acordo com muitas fontes, os xamãs siberianos se vestiam como o cogumelo Amanita Muscaria antes de se alimentarem. Mais especificamente, usavam trajes vermelhos com golas e punhos de pele branca, botas pretas e chapéus vermelhos com guarnições de pele branca. Soa familiar?
A razão pela qual estes xamãs se vestiam desta forma era para honrar o cogumelo que estavam a procurar ao verem a Amanita Muscaria como sagrada para o seu povo. Mais interessante, esta não é uma tradição antiga que se extinguiu. Até hoje, os coletores de cogumelos siberianos realizam uma cerimônia semelhante e ainda se vestem como a Amanita Muscaria durante suas cerimônias! Embora os curativos cerimoniais atuais pareçam diferentes de como isso acontecia no passado, o pensamento e o motivo ainda estão presentes.
Ok, então talvez o Papai Noel não fosse um cogumelo real, mas essas histórias nos dizem que um dos Papais Noéis originais se vestiu
como um cogumelo. Não será isto prova suficiente da origem? Bem, não para por aí!
Não só estes xamãs se vestiam como a Amanita Muscaria, mas também entregavam o cogumelo ao seu povo sem medo. Depois de receberem o presente do xamã, os habitantes locais penduravam os cogumelos em cordas sobre o fogo para secar o cogumelos mágicos antes de consumi-los. Algumas pessoas acreditam que pendurar estes cogumelos vermelhos e brancos sobre o fogo é de onde vem a tradição de pendurar meias vermelhas e brancas sobre o fogo. Além disso, os xamãs muitas vezes entregavam esses cogumelos aos moradores locais através de seu telhado. Durante os imperdoáveis invernos siberianos frios e rigorosos, muitos moradores não usavam uma porta da frente, pois suas portas estariam cobertas de neve, tornando-a irrealista de usar diariamente. Em vez disso, muitas vezes entravam e saíam de suas casas através de um pequeno buraco semelhante a uma porta no telhado.
Como a história do Papai Noel é contada, ele caminhava no telhado de uma casa e entregava seus presentes através da chaminé – um buraco no telhado. Como a história do xamã siberiano é contada, ele / ela andava no telhado de uma casa e entregava os cogumelos que ele forrageava através de um buraco em seu telhado.
Há muitas, muitas semelhanças entre as tradições de inverno dos Xamãs Siberianos e as tradições que giram em torno do Papai Noel.
Mas o que pensa sobre isso? Deixe-nos saber nos comentários! Feliz Natal, tudo!